sábado

Plantando Tomates em casa

Na casa da minha Sogrinha (D. Alda) tem um espaço bem legal para plantar temperos, verduras e até arvores frutíferas, agora estamos montando juntos um projeto para cultivarmos algumas plantas.


Bem, o primeiro passo foi plantarmos tomates, minha Sogrinha havia plantado algumas sementes de tomate tipo Italiano (veja foto) em uma sementeira, e foi muito feliz, pois germinaram vários pés.


Primeiro eu e Paulinha (só tirava as fotos) preparamos o terreno, fizemos um sulco ente os dois montinhos que iriam receber as mudas, esse sulco no meio dos montinhos facilita o acúmulo de água.

Colocamos as mudinhas com espaçamento de aproximadamente 20 cm cada, e com profundidade curta, mais ou menos 3 cm, e as covinhas foram feitas com o dedo mesmo.


Logo no primeiro dia após o transplante uma ameaça terrível, formigas.  Bem, foi um pouco traumático, pois imaginem plantar as mudas e no outro dia aparecer somente os "toquinhos" dos tomatinhos.

Tivemos idéia de usar garrafas PET vazias para proteger as mudas (veja foto) até que elas se desenvolvam um pouco mais,  estamos já com 8 dias após o primeiro ataque, e até agora tudo bem!
Daqui para frente esperamos que a Mãe natureza faça sua parte!



Dicas: Tomates adoram "lixo" orgânico, e se desenvolvem muito melhor com este tipo de adubo! Use por exemplo: cascas de frutas, cascas de legumes, enfim, tudo o que for orgânico, se você já tiver plantado, simplesmente jogue o lixo orgânico próximo dos pés de tomate para que a natureza faça sua parte e decomponha tudo e reverta em matéria rica em nutrientes para as plantas.

Jogue, antes de transplantar, as mudas e o "lixo" orgânico e cubra com uma camada fina de terra, deixe pelo menos um mês e depois vire "misture" a terra e então faça o transplate.

Quado começarem a ter uma certa altura 10 a 15 cm use estacas junto dos pés de tomates e amarre com uma corda ou folha de coqueiro por exemplo para que eles fiquem firmes, depois é só esperar para colher e se deliciar com os frutos.



2 comentários:

  1. Uau, adorei a forma como descreveu tudo! muito legal mesmo! vou tentar aqui em casa!

    Jofrey Zimmerman
    Três corações - MG

    ResponderExcluir
  2. Plantamos aqui em casa de sementes de um tomate que comprarmos, e nasceram, agora estamos na fase de transplantarmos, mas as crianças estão bem animadas, acreditamos que vai dar certo!

    Parabéns pela matéria.


    Milton Azambuja
    Ibiuna
    Sao Paulo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!