segunda-feira

Salmão Gratinado com Aspargos Verdes e Alcaparras




As vezes temos em casa ingredientes que nem percebemos, mas eles podem fazer uma festa na nossa mesa, é necessário as vezes abrir a porta da geladeira e do armário de alimentos e olhar diferente, ver de fato o que tem ali, e imaginar possibilidades, e não somente pegar um ingrediente e esquecer dos outros.

Vi uns aspargos perdidos na geladeira, alcaparras num vidrinho, tinha a metade mais ou menos, ao abrir o freezer me deparo com um pedaço de salmão congelado... creme de leite no armário, hummm... a cena do crime se materializou...

Já vi que o vinho está fazendo efeito... vamos logo a receita...

Ingredientes:

2 pedaços de salmão mais ou menos (200gr.cada)
Sal e pimenta
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de azeite
12 espargos verdes
1/2 cebola
1 colher de manteiga
Alcaparras 1/2 vidrinho

Preparo:

Retire a parte fibrosa dos espargos e cozinhe em água temperada de sal durante 8 a 10 minutos. Retire e deixe esfriar.

Tempere os pedaços de salmão com sal, pimenta e sumo de limão, e leve-os a grelhar numa frigideira anti aderente previamente aquecida com o azeite.

Depois de o salmão estar pronto, retire-o e, na mesma frigideira saltei-e os espargos inteiros.
Reserve

Em uma panela pequena, refogue bem a meia cebola que foi muito bem picada, com azeite, refogue até ficar bem fininha, junte as alcaparras, mexa por uns 2 minutos, coloque uma colher de manteiga e junte o creme de leite, mexa por uns 2 minutos no máximo em fogo baixo, desligue e reserve.

Em uma forma disponha os dois pedaços de salmão, coloque os aspargas por sobre os pedaços e regue com metade ou mais ou menos do molho de alcaparras, leve ao forno pré-aquecido em 180 graus, coloque no forno e deixe por uns minutos, 10, 15, veja que começa a gratinar, escurecer o molho, então estará no ponto.

Sirva com arroz, ou um puré bem gostoso, se tiver uns palmitos na geladeira como era meu caso, vai se dar bem, também tinha uma garrafa de vinho tinto, não resisti. kkkkkkk...

Dica: Se você não usou todo o molho de alcaparras para cobrir o salmão, então você pode comer o molho junto com o salmão nesse momento, ele vai dar um toque bem gostoso com o gosto acentuado da alcaparra. uma delícia.

Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Muito boa a receita, simples de fazer, aliás, vc tem o Dom de fazer coisas maravilhosas e saborosas de maneira simples, adoro suas receitinhas!
    Abraço
    Elizete Padaneua
    Manaus - AM

    ResponderExcluir
  2. Nossa que receita maravilhosa e gostosa. Abraços pra ti

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!