quarta-feira

Penne Ao Sugo com Mexilhões e Shimeji



Como meus leitores já sabem... adoro frutos do mar!
Bem, então no Domingo acordei cedo, fui a feira a procura de algo, nem sabia ao certo o que queria, adoro essa possibilidade de encontrar algo diferente e que na hora bata a química e pronto, como num piscar de olhos a receita vem a cabeça e entao tudo se encaixa.

Passei por uma banca que tinha uns cogumelos, mas na hora não me veio nada a cabeça, mas ao passar e ver os mexilhões, lembrar do pote de Champignom que tinha em casa, o Penne, entre outros ingredientes, tudo ficou claro.

Entao ai vai a receita criada na feira... kkkk fica uma delícia.


Ingredientes:
Mexilhões (comprei 400 gramas, mas usei 1/3 para uma pessoa)
Meia cebola bem picado, quanto mais fina melhor.
1 tomate bem picado, quanto mais picado melhor.
Suco de dois limões
1 dente de alho
Molho de tomate (desta vez não fiz, usei o Salsaretti temperado)
1 Potinho de Cogumelo Champgnom
100 gr. cogumelos shimeji
Cebolinha verde picada a gosto
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1) Pegue o Shimeji separe ele do talo, lave e coloque na água por uns 30 minutos, isso vai fazer com que ele hidrate.

2) Coloque os mexilhões em um recipiente e despeje o suco de limão (isso vai fazer com que saia o gosto de "peixe" deixe por uns 15 minutos).

3) Enquanto isso aqueça uns 3 litros d'agua em uma panela, coloque uns 3 fios de oleo e uma colher de chá de sal quando começar a ferver, coloque o penne ou spaghetti, como preferir, ao término do cozimento escorra em água fria e reserve (prefira sempre a massa Al Dente).

4) Enquanto isso em outra panela, coloque ums 4 colhers de azeite de oliva na panela, deixe esquentar, coloque o alho e a cebolinha e refogue até começarem a ficar transparentes, acrescente os mexilhões depois de escorrer do limão e passar em água corrente, deixe fritart 2 minutos, acrescente os tomates, mais 2 minutos e o molho (usei este molho Salsaretti porque já vem pronto), acerte o sal e coloque um pouco de pimenta do reino, e depois de levantar fervura coloque os cogumelos Shimeji, deixe ferver por mais uns 5 minutos. Desligue.

5) Coloque a massa na panela que está o molho junto com os cogumelos champgnons, misture, sirva.

Decore com a cebolinha picada.

Dica: Você pode congelar os cogumelos shimeji que sobrarem, e utilizar em outras receitas lá na fente.

Dica: Varie os tipos de massa, use a que voce mais gosta, mas de preferencia para cozinhar e deixar a massa sempre al dente. (quando vc come a massa al dente as fibras estão preservadas, fazendo com que seu estômago tenha uma melhor digestão).

Dica: Para acompanhar bebi um vinho branco seco, mas também é legar beber com frutos do mar uma cerveja de sabor forte e marcante, gosto da cerveja preta amarga XINGU, ela tira o sabor do prato e renova o paladar, muito boa. Mas como sempre falo, gosto é gosto, e nesse caso, pode ser acompanhada de coca-cola, suco, água, vinho tinto, champagne Brut e tal.




Bom Apetite!

Comente essa receita!

7 comentários:

  1. Simplesmente ma-ra-vi-lho-so, que prato é esse, você conseguiu simplificar tudo, até eu que nao sou boa na cozinha mas que sei fazer massa posso fazer, muito bom... vou fazer.
    Abraço

    Juliana Medeiros
    Vitória - ES

    ResponderExcluir
  2. Fantástica sua receita. O que mais gostei foi a forma que descreveu a ideia do prato. Adoro fazer o mesmo, sair sem receita e comprar o que der na telha ao ver, pegar e cheirar os ingredientes.

    ResponderExcluir
  3. Uau, essa receita da maneira como descreve além de ficar muito bom, parece facil de fazer. Vo tentar.
    Obrigado.

    Helen Schwartz
    São Roque - SP

    ResponderExcluir
  4. Muitoooo bommmm mesmoooo... Aqui em Floripa temos várias opções de Frutos do mar, e farei sua receita aqui em casa! adorei o blog.

    Hermano Fritzen
    Florianópolis

    ResponderExcluir
  5. Delicioso!! Fizemos ontem no almoço e realmente é de dar água na boca!

    Obrigada pela receita e pelo momento que nos proporcionou!

    ResponderExcluir
  6. Valmor, pelo amor de Deeeeeeeeuuuuuuuuuussssss!!!

    Descobri agora seu blog e estou com um balde aqui no colo babando horrores!!! Tb tenho essa história de inventar a receita na medida q vejo um ingrediente...huuuuuuuuummmmmmmmm! Vou virar, digo, já virei sua fã! Vou tentar seguir as receitas pq aqui em Recife pode ser q não tenha alguma coisa, né?
    Beijoca pra vc! E parabéns!

    Narinha
    narinhacardoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Narinha, obrigado, esse mês de Abril fiquei sem postar minhas receitas, estava doido com a Faculdade de Gastronomia, mas voltei com tudo, acompanhe os posts!

    Abraço,

    Valmor

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!