sexta-feira

Mexilhões ao Vinagrete


Um italiano chamado Luca me despertou ainda mais meus gostos para os alimentos cultivados pea natureza no mar, me lembro que ele adorava lagosta, camarão, vongoles, mexilhões e tudo mais...
E como felizmente moro em uma cidade litorânea, o que me faz ter duas coisas: 1) tenho fácil acesso aos ingredientes, 2) Posso ver todos os dias o mar antes de chegar ao trabalho.

Mas não se desespere, você pode comprar mexilhões congelados em sua cidade!

Essa receita é uma lembrança dele e algumas adaptações "Brasilianas" que fiz!

Ingredientes:
6 mexilhões
1/2 colher (sopa) de cebola roxa picada
1/2 colher (sopa) de pimentão verde picado
1/2 colher (sopa) de pimentão vermelho picado
1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
1/2 colher (chá) de vinagre de Jerez
Sal a gosto

Modo de preparo:
Limpe os mexilhões, coloque-os em uma assadeira e leve-os ao fogo. Descarte os que não se abrirem. (importante, pois os que não abrirem é porque a natureza está avisando que não estão bons para consumo.)

Tire uma das conchas e deixe a carne do mexilhão solta dentro da outra.

Pique todos os legumes em cubos pequenos e misture com o azeite, o vinagre e o sal. Coloque os mexilhões numa travessa e acrescente o molho.
Dica: Faça essa parte antes de levar ao forno os mexilhões, posi vai obter um sabor mais intenso no molho.

Dica: Recomendo de 4 a 6 mexilhões por pessoa, pelo menos com o meu apeite faço assim!

Dica: Como entrada esse prato além de ser leve é uma delícia, e dará um plus tanto antes de um almoço ou jantar, ou até mesmo aquele tira-gosto do meio da tarde acompanhado de uma boa cerveja Pilsen, se bem que prefiro com uma cerveja mais amarga, do tipo preta: Por exemplo: Caracu ou Xingu.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário agora!