quarta-feira

Peixe grelhado e recheado com farofa










Meu Pai veio me visitar e, como na terra onde moro hoje temos a maior costa de mar, resolvi fazer um peixe grelhado para ele, ele adorou, afinal sempre gostou de peixes!
Usei um peixe muito comum por aqui que chama-se: VERMELHO, é um peixe que tem espinhas, pouca, geralmente se consegue com tamanho adequado e, a carne é uma delicia.

Ingredientes:
1 Peixe de tamanha médio ou maior (usei vermelho)
Azeite de Oliva
Cheiro verde (usei cebolinha)
Molho de soja (a gosto)
Sal
Papel alumínio
Farofa:
2 Colheres de manteiga
0,500 gr. de farinha de mandioca
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
Se tiver na geladeira, coloque uns pedacinhos bem pequenos de bacon

Modo de Preparo:
Limpe o peixe, tirando todas as visceras, no meu caso quando compro o peixe, ou a venda ou o pescador já me entregam limpos.
Lave o peixe em água corrente antes de temperar, esprema um pouco de limão.
Tempere o peixe, faça cortes nas laterias do peixe, isso ajuda o tempero a fazer um melhor efeito, lembre-se... peixe nao precisa de muito sal, mas o suficiente.
Despeje molho de soja por sobre o peixe, logo em seguida regue com azeite de oliva, coloque sal, tanto por fora como internamente, sempre seguindo seu gosto.


Abra uma folha (pedaço) de papel aluminio, corte algumas cebolinhas faça como se fosse uma caminha, se tiver coloque uma rama de alecrim, dá um aroma inesquecível.




Farofa:Negrito

Esquente uma panela funda, coloque 1/2 colher de manteiga e o bacon se tiver e ou preferir, deixe dourar, se nao utilizar o bacon, coloque entao a cebola e o alho picados, deixe dourar, coloque o restante da manteiga e assim que derreter, despeje sem dó a farinha de mandioca e baixe o fogo e continue mexendo até começar a dar uma leve dourarda na farinha, pronto, pode desligar o fogo.
Receheie o peixe com a farofa sem dó, e feche o peixe com palitos de dente, é fácil e sempre tem na cozinha.









"Enrole" o peixe no papel alumínio, ahhh!!! se tiver uma rama de alecrim, coloque em cima do peixe antes de fechar com o papel alumínio. Vá acender a brasa agora!









Assim que a brasa estiver boa, coloque o peixe sobre a grelha, e deixe por pelo menos 25 minutos virando pelo menos umas 4 vezes. Feito isso, retire o peixe do papel alumíno para dar uma douradinha ma faça isso apenas por uns 5 minutos, se preferir, deixe mais 10 minutos no papel alumínio e sirva direto, fica bem molhadinho, uma delícia, lembre-se, o seu gosto é que prevalece!

Tenho uma amiga, já participou de algumas aventuras culinárias, e Sara adora decorar os pratos, e abaixo vai como foi que ela decorou, querem saber.... não sobrou nada, nem tão pouco a decoração.





Bom Apetite Gulosos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário agora!