segunda-feira

Codornas ao Molho de Vinho




Minha Mãe chegou na quinta-feira para me visitar na Bahia, fez um viagme longa, e logo na chegada minha irmã conto-nos que havia comprado codornas, hummm... na hora comecei a pensar de que maneira iria fazer as codornas.

Minha Mãe já havia feito codornas par mim, e as fez uma certa vez com comolho de tomates (que só ela sabe fazer) e acompanhadas de polenta e salda, uma iguaria no Rio Grande do Sul que tem um valor incrível!

Bem, resolvi fazer as codornas de uma maneira diferente, e lembrei-me de uma receita que fazia com frango e também já havia feito com Lagostas: Com molho de vinho tinto.

O prato foi um sucesso nesse jantar privado para minha irmã e minha mãe!

Para acompanhar fiz um Risoto e acrescentei Batata Palha.

Ingredientes:
4 Codornas (usei sete)
75 Gramas Manteiga (pode ser com sal)
2 cebolas picadas
1 dente de alho
1/2 garrafa de vinho tinto seco
2 Doses de Conhaque.
1/2 litro de caldo de galinha (dissolva um caldo de galinha em 500 ml dágua)
1 colher Sopa Amido de milho (Maizena)
Pimenta
Sal
Louro
Cebolinha e Salsinha

Preparo:
Lave bem as codornas, escorra bem a água, tempere somente com sal e pimenta e reserve elas, deixe reservadas por pelo menos uma hora para pegar o sal.

Coloque em uma bandeja, acrescente uns dois fios de azeite de oliva e leve ao forno pré-aquecido, deixe assar, mas nao até ficarem totalmente assadas, você deve assar até que fiquem pouco assadas, digamos meio caminho andado.

Em uma panela quente coloque a manteiga, o alho e a cebola, deixe aquecer bem até ficarem trasnparentes.

Acrescente as codornas e vá mexendo para que elas comecem a dourar.



Tenha cuidado para não pegar no fundo, por isso preste atençào nessa fase mexendo bem com uma colher de pau ou anti-aderente.

Despeje o conhaque e continue mexendo vagarosamente de vez em quando, tpe um pouco a panela, isso fará com que os aromas se misturem.

Quando estiver começando a secar, despeje o meio-litro de vinho tinto seco e continue mexendo por cerca de 2 minutos e depois em fogo baixo tape a panela.

Deixe cozinha em fogo baixo por até 30 minutos... vá experimentando o tempero do caldo, a medida que for diminuindo o volume complete aos poucos com o caldo de galinha.

Depois de uns 30 minutos, e percebendo que as codornas estão macias, então dilua a colher de Amido com um pouquinho do caldo de galinha, e misture junto com as codornas, isso vai ferver por mais uns 5 minutos até engrossar e tornar o caldo com uma textura maravilhosa.


Jogue a cebolinha e a salsa picada sobre as codornas, e sirva quente!





Risoto:

Ingredientes:

250 gr. arroz arborio (ou para risoto)
250 Ml vinho branco tinto
1 Cebola Grande Picada
1 lata de ervilhas
1 lata de milho verde
Também coloquei uns pedaços de cenoura para dar cor e sabor
75 gr. de Manteiga (pode ser com ou sem sal)
1 e 1/2 litros de caldo de galinha (Dissolva 3 caldos de galinha em 1500 ml dágua)
cebolinha e salsa picada.

Preparo:
Coloque metade da manteiga na panela quente e acrescente a cebola picada, frite até ficar tranaparente, acrescente o arroz, refogue e quando começar a na panela acrescente o vinho, tape e em fogo baixo deixe evaporar o vinho.

Acrescente o milho e a ervilha, mexa bem até misturar tudo, e cubra com caldo de galinha, tampe a panela e vá acompanhando o cozimento, vá colocando o caldo de galinha até que seja necessário, geralmente leva de 9 a 15 minutos dependendo do tipo do arroz, então nessa fase, nada melhor que ir experimentando o arroz para ver como ele está. Eu gosto dele AL DENTE.

Quando o arros estiver no ponto, desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga e a salsa e a cebolinha, isso vai dar aroma, e a manteiga vai dar a soltura necessária aos grãos.

Dica: Peguei um pacote de batata palha que estava no armário e montei o prato, mas pode ser outro acompanhamento do seu gosto, até mesmo uma boa salada.

Bom Apetite!



4 comentários:

  1. Ronaldo!! Brilha muito no Corinthians...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa receita, merece um prêmio, quero fazer para meus amigos, adorei, devia estar divina!

    Arlete Serafim Gomes
    Indaiatuba - SP

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a receita! vou fazer com salada para acompanhar... parabéns!
    Dinho Servini
    Apucarana - PR

    ResponderExcluir
  4. Hum estava maravilhoso, realmente inexplicavel!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!