quinta-feira

5 Dicas para preparar o Bacalhau

Peguei essas dicas na internet, e assino embaixo, funciona mesmo!
Quem jã comeu o Bacalhau que preparo sabe!
Veja as dicas...

O bacalhau já virou instituição das festas de fim de ano. Herança da colonização portuguesa é alternativa às carnes mais secas servidas no Natal e Réveillon. Mas, atenção, esse prato também tem seus segredos. Encher a assadeira de azeite para conseguir um produto molhadinho e tenro está longe de ser garantia de qualidade.

O risco de ele chegar à mesa ressecado é (sempre) grande. Mas nada de pânico. Descobrimos técnicas infalíveis para valorizar o ingrediente e fazer com que se desfaça em lascas de tão úmido. Seu peixe será o centro das atenções.
O cuidado começa no pré-preparo, um dessalgue correto é o primeiro passo para o sucesso da receita. Muita gente acha basta deixar o bacalhau de molho e trocar a água de vez em quando, mas não é bem assim. O choque térmico interrompe a eliminação do sal.
Por isso, o melhor jeito de deixá-lo no ponto é fazer a dessalga na geladeira e nunca variar a temperatura da água, que, muita calma nessa hora, deve ser pouca (o suficiente para cobri-lo e só). “Além de emprestar frescor ao ingrediente, a água gelada impede que ele se desmanche”, afirma Benny Novack, dos paulistanos Ici Bistrô, Tappo e 210 Diner.
Tudo resolvido, hora de aferventar o bicho. Aqui, a atenção é no ponto de ebulição. “O bacalhau nunca pode ser fervido”, diz Anselmo Neves, proprietário do restaurante Bacalhoeiro, em São Paulo. “As altas temperaturas deixam ele borrachudo como um chiclete.” Quem for utilizar a água de cozimento deve levar o peixe ao fogo em água fria, retirar quando levantar fervura e deixá-lo descansar na panela por 15 minutos, com a chama do fogão desligada. Se a opção for servi-lo com batatas, por exemplo, elas ganharão sabor especial preparadas nesse líquido.
Se a ideia, porém, é descartar a água, a dica é levar o ingrediente à panela assim que ela ferver, cozinhar por quatro minutos e deixá-lo descansando por mais dez, longe do fogo.
Na hora de assar, o perigo eminente: como fazer para o peixe não ressecar? Tem um jeito simples de resolver esse problema. Para evitar servir um bacalhau palha, mais desidratado do que a uva passa da farofa, a temperatura da cocção, seja do forno ou da água de cozimento, não deve ultrapassar os 150 graus centígrados.
E tem mais: nada de tirar espinhas e peles antes do preparo. “Sem a pele ele perde a umidade e tirando a espinha o sabor todo vai embora”, afirma Vitor Sobral, chef do Tasca da Esquina, em Lisboa, Portugal. O especialista garante que um bom azeite de azeitonas maduras dará o toque final que seu prato precisa. Com tanto capricho o risco será exagerar na dose e comer mais do que devia. Não se preocupe. A data, afinal, prevê excessos calóricos e o presente do Papai Noel já estará garantido.

Boas Festas!

Um comentário:

  1. Olá Valmor!
    Gostei das dicas de como preparar bacalhau, obrigada!
    Sara Canário

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!