quinta-feira

Troque a pipoca por Edamame ou faça sua escolha



Edamame é um ingrediente bem recente no Brasil– começou a ser importado, em larga escala há apenas seis meses, mas já era conhecido por muitos,  e ainda é bem pouco conhecido por outros tantos. Pode ser achado em empórios orientais há alguns anos, mas só.
Edamame é a vagem e o feijão verde da soja. Extremamente comum e muito consumido há décadas no Japão, China, Havaí e  Coréia como snack, tem preparação facílima: basta cozinhar na água e sal por 3 minutos e… pronto. Quando chego cansada do trabalho e quero apenas ver tv jogada no sofá, fico com uma tigela de edamame no colo e passo horas tirando os feijõezinhos gordos e suculentos e comendo um por um. Para mim, funciona como uma espécie de pipoca saudável. Para quem não quer ter trabalho nenhum, dá para comprar também o saquinho só com os feijões, já fora das vagens– mas eu acho que perde toda a graça.    
Porque edamame é tão legal? Porque além de gostoso é pouco calórico (100 gramas de feijões– única parte comestível– tem cerca de 120 calorias),  rico em proteínas, fibras, Ômega 3 (ajuda na diminuição do mal colesterol), ácido fólico (combate a anemia), manganês (ativa enzimas para a produção de energia nas células; mantém o pH ideal do sangue e dos tecidos), vitamina K (papel importante na coagulação do sangue) e isoflavona (atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólo de útero e de próstata) e pobre em gorduras.  O edamame está sendo importando da China pela Kalena (a pergunta que não quer calar é: com tanta soja no Brasil, por que raios precisamos importar?). A marca Veggie o traz em saquinhos congelados de 300 gramas (R$ 12, em média). 
Ele também pode ser consumido em zilhão de receitas. Selecionei duas, da revista portuguesa de culinária Blue Cooking: fáceis, rapidinhas e gostosas.           

  

SALADA DE EDAMAME, COGUMELO E QUEIJO FETA Ingredientes2 xicaras de edamame (só os feijões)
2 pimentas-malagietas sem semente e cortada em tiras finas
150 gramas de cogumelo paris em fatias finas
100 gramas de queijo feta esfarelado
1 dente de alho picado
1 xícara de orzo (macarrão) cozido
vinagre de vinho branco a gosto
azeite, sal, pimenta a gosto
10 folhas de hortelã
             
Como fazerNuma frigideira, salteie o dente de alho picado com azeite. Depois de um minuto, adicione os cogumelos em fatias e cozinhe por cinco minutos, mexendo sempre. Reserve.
Cozinhe o edamame de acordo com as instruções da embalagem. Cozinhe também o orzo numa panela com água fervente e sal.
Numa saladeira, misture o orzo pronto, o edamame, os cogumelos, as malaguetas, a hortelã. Tempere com sal, azeite e vinagre. Sirva fria.
          



PATÊ DE EDAMAME E ALHO
Ingredientes4 xícaras de edamame (só os feijões)
8 dentes de alho sem pele
1/2 xícara de tofu
sal e pimenta a gosto
suco de 1 limão
              
Como fazerCozinhe, em água fervente,  o edamame e o alho por 10 minutos. Escorra e reserve uma xícara desta água.
No liquidificador, bata os alhos, o edamame e o tofu. Adicione a água reservada aos poucos até que adquira a consistência desejada. Tempere com sal, pimenta, suco de limão. Coma com torradas ou pão.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário agora!