segunda-feira

Risoto de Pinhão

Risoto:






Pinhão:

Quando criança nas férias ia para casa dos meus avós, lembro bem que no Inverno no Rio Grande do Sul íamos colher Pinhao, nossa que delícia, digo delícia comer o pinhão, mas também era muito gostoso a aventura de entrar pelas estrebarias, terras a fora e as vezes perto a mata para colher pinhões.
Minha vovó querida fazia eles "sapecados" n chapa do fogão a lenha, e também cozidos em água, das duas maneiras me lembro bem e com saudades.
Ai cresci, a vida foi abrindo novas portas, novas oporunidades, mas a lembrança das coisas boas sempre vem a tona, e em São Paulo aprendi a fazer um risoto de pinhão, e ai vai a receita.
Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média bem picada
1 xícara de arroz cateto
1/4 xícara de vinho branco seco
sal e pimenta-calabresa a gosto
2 xícaras de pinhões cozidos e cortados (cortei em três cada um, para não ficar muito pequeno)
4 a 5 xícaras caldo de legumes (cozinhe beeeem uma cenoura, meio talo de salsão, duas folhas de louro, um pouco de tomilho seco, sal, uma cebola em uns dois litros de água. Se a preguiça for muita ou o tempo estiver curto, use um tablete de caldo pronto e ferva com uma cebola picada, tomilho e louro; coe e está pronto)
1/4 de pimentão verde corta de cubos

Modo de fazer:
Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia, mas não dourada.

Acrescente o arroz, refogue por uns dois minutos, mexendo sempre. Junte o vinho e mexa até evaporar.

Junte duas ou três conchas de caldo, só para cobrir um dedo acima do arroz.

Mexa de quando em quando, para não grudar no fundo. Esse movimento é lento; você não está batendo polenta.

Não deixe o caldo secar. À medida que for baixando, vá acrescentando mais, aos poucos.

Quando o arroz estiver quase al dente, misture o pinhão e o pimentão. Mexa, colocoque o sal e a pimenta. Verifique se os grãos de arroz estão no ponto, desligue e sirva.

Não esqueça que o risoto tem que ficar molhadinho, cremoso. O cateto é perfeito, apesar do tempão que a gente fica em frente ao fogão.


Dicas:
1) É melhor usar uma panela não muito alta.
2) Esta não é um prato para fazer quando se está com pressa, pois o cateto demora para cozinhar. Enquanto isso se vire em ter uma companhia agradável e uma garrafa de um bom tinto!

Divirtam-se sempre!

2 comentários:

  1. Pinhão é uma delícia. E no risoto deve ficar bom demais!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que diferente! Adorei essa receita! Nunca comi pinhão sem ser cozido ou sapecado na chapa! Vou fazer pra experimentar! Aproveitar que agora tá na época dessas delícias... Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!