domingo

Polenta

Polenta:

"Momento Wikipédia"
A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita de principalmente de aveia, mas podiam ser utilizados outros cereais como a farinha de trigo.


Pouco depois da chegada dos espanhois ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primariamente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de milho.

A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Inicialmente restrita a essas regiões, em pouco tempo a polenta passou a dominar todos os aspectos da culinária italiana.

Comi muita polenta, e de várias maneiras, e, sempre com aquele frioziho do lado de fora lááááá no meu Rio Grande.
Minhas duas avós faziam polenta para comermos, ahhh,  e é bom lembrar que a polenta era servida logo quente e com um textura cremosa e densa, porém, depois de esfriar ela endurece formando um único bloco, e é nessa hora que entra em ação o foga a lenha. Mas essa é outra história, e, agora vamos falar da tradicional Polenta.


Ingredientes:

Polenta

- 1,7 litro de água aproximadamente.
- 250grs de farnha de milho (ou aquela milharina propria pra polenta)
- Um caldo de tempero da sua preferencia (carne ou frango - isso vai variar de acordo ao recheio utilizado)
- Uma caixa de molho de tomate da sua preferência.
- Cheiro verde a gosto.
- Queijo que você tiver na geladeira.

Recheio:

Veja o que há na sua geladeira...
- Frango? Desfie! E de uma nova refogada nele com temperos do seu gosto.
- Carne? Corte em cubos pequenos, refogue-a em uma panela de pressão e deixe amolecer por uns minutinhos.
- Linguiça? Moa e a refogue também da forna que prefere. Particularmente acho a combinação linguiça + muita cebola, perfeita!

Reserve o recheio escolhido.

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela grande com a água ainda fria jogue o caldo de tempero, mexa ate dissolve-lo. Polvilhe a farinha aos poucos e vá mexendo sem parar para que ela vá se encorpando a água sem deixar empelotar.

A farinha com este movimento irá engrossando e criando uma textura semelhante a um purê de batata. Nesta parte do cozimento a polenta irá borbulhar bastante, aconselho deixar uma tampa semi-aberta como proteção.

Quando a massa estiver homogenea, deixe-a em fogo brande, e mexa de cinco em cinco minutos, desprendendo a massa do fundo e das laterais. Assim que sentir que ela está num ponto mais firme, está pronta para a montagem do prato.

Montagem:
Em uma travessa, unte o fundo com molho de tomate. Despeje metade da polenta na travessa. Pegue o recheio reservado, espalhe bem sobre a camada de polenta. Jogue mais molho por cima (ainda deixe um pouco na caixa para a camada final). Cubra tudo com o restante da polenta. Para finalizar jogue o restante do molho, coloque o queijo (de preferência ralado ou moido - seja muzzarela, parmesão...) e por ultimo salpique cheiro verde bem cortadinho. Leve ao forno ao tempo de apenas gratinar o queijo e sirva em seguida.

Mangia que ti fa bene!

Um comentário:

Deixe seu comentário agora!