sábado

Spaguetti ao Vôngole (Almêijoa)


Uma das vantagens de se morar em uma cidade litorânea á diversidade de ingredientes vindo do mar que você pode ter acesso, e um desses ingredientes que me fascinam, tem um sabor incrível e dào um charme aos pratos é o Vôngole.
hummm, simplesmente delicioso. em 2004 acredito, conheci um Italiano chamado Luca que adorava esse ingrediente, a partir desse momento aprendi a apreciar também, e ai vai uma receita deliciosa com massa Pode ser Linguini ou Spaguetti.

Ingredientes:
500 g de Espaguete ou Linguini
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 cubo de caldo de galinha
5 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho esmagado
500 g de vôngoles com casca, lavados (só compre os vôngoles que estão fechados, pois vão abrir ao cozinhar)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 pitada de pimenta-do-reino branca

Modo de Preparar:
Cozinhe o macarrão em cerca de 5 litros de água fervente, até que esteja "al dente".
Enquanto isso, aqueça o vinho em fogo brando com a panela destampada. Junte o cubo de caldo de galinha, dissolvido em 1 xícara de água fervente, e desligue o fogo. Em outra panela, aqueça o azeite e doure o alho. Misture então o caldo com o azeite e o alho frito, deixando ferver até que a mistura se reduza à metade. Abaixe o fogo, junte os vôngoles, tampe a panela e cozinhe até que todos os vôngoles se abram. Escorra o espaguete e envolva-o com manteiga.
Acrescente aos poucos o molho de vôngoles, o cheiro verde e a pimenta, mexendo bem a cada adição. Sirva a seguir.

Rendimento: 5 porções
Dica: O melhor horário para comprar ingredientes vindo do mar nas feiras é logo cedo, procure observar as condições de higiene da banca que está vendendo os produtos, e depois de ter certeza que o dono da banca tem cuidados e o produto é bom, tente manter ele, pois você sempre sai ganhando afinal, ele vai perceber que és cliente e vai te tratar cada vez mais com mais carinho, inclusive te oferecnedo produtos difetentes e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário agora!