quarta-feira

Coulis de Frutos com Sorvete de Limão







Coulis:

Esse prato aprendi a fazer ha muitos anos, na verdade não aprendi desse jeito, mas adptei, aliás, coisa que é prazerosa na cozinha moderna, você viajar e fazer de maneiras diferentes algo que gosta, pois terás a grande possiblidade de fazer melhor e, ter mais prazer.
Aprendi em São Paulo com um Cheff que trabalhavamos juntos, o nome dele: Sandro Giorgi, gente boa, me ensinou muita coisa sem perceber, uma pessoa de uma energia incrível.

Bem, e, outro dia dando umas voltinhas nos canais de Gastronomia, vi a receita um pouco diferente no programa da GNT o: http://www.jamieoliver.com/ e, bem, nasceu um novo jeito de fazer a receita, o que me deu prazer de imaginar e de fazer esta receita, só me faltava criar a oportunidade, e agora divido com todos:


Ingredientes:

1/2 bandeja ou de acordo com o olhometro de morangos
2 ameixas pretas, aquelas grandes e azedinhas
2 a 3 gomos partidos ao meio de gomos de tangerina
1 Pessego maduro cortado em cubos do tamanho do seu gosto.
Se tiver amoras na sua região, use-as!




Se tiver mangaba, carambola, uvas, use também!, use a imaginação, e o sentido de lógica a que as frutas entem em harmoniã! para meu gosto, e como ia colocar um pouco de chocolate derretido (no microondas) na borda do prato, então preferi frutas azedinhas!



Meia-taça de vinho tinto seco.

Lascas de cupuaçu cirstalizadaz e pedaços de abacaxi (coloquei-os porque tinha alguns pedaços de abacaxi dando sopa na geladeira, e também tinha comprado o cupuaçú.).

Ahhh abrindo a geladeira me deparei com um pedaço de "Queijo Brie". http://pt.wikipedia.org/wiki/Brie_(queijo

Bom ai também usei, veja como no modo de preparo abaixo:

Disponha numa forma, ou em um prato ligeiramente fundo os ingredientes na ordem:

Primeiro as frutas cortadas em pedaços que achar que goste, e lembre-se, misture bem. A essa altura, você já deve estar bebendo uma garrafa de vinho, então despeje um pouco de vinho tinto seco, meia-taça tá bom. Polvilhe com açúcar de confeiteiro ou o normal, ficam todos bons! Claro, o Acúcar de confeiteiro dá um que de refinamento no resultado!

Depois cortei algunas pedaços em forma de tiras do queijo Brie, e larguei em cima! Hummm deu um toque inovador ao prato, mas você pode fazer sem!

A essa altura, o forno já deve estar quente a 180 gruas, coloque a forma no forno e deixe ferver, ferver e que os vinho e o açucar entranhen-se nas frutas! hummmm, vá bater um papo com alguém, sua esposa, namorada, amigo, amiga, ou até mesmo o seu computer na net, ou um filme que já está rolando na tv!, ou continue bebendo sua taça de vinho até que o forno faça seu trabalho e deixe aquela mistura se transformar em um MANJAR DOS DEUSES! leva até 40 minutos, depende muito do seu fogão.

Dica: Uma vez fiz com Champagne Brut ao invés do vinho, e foi uma surpresa muito agradável!

Sorvete:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
200mL de iogurte natural (usei desnatado, mas pode ser o integral)
175mL de creme de leite fresco (yeahhhh! viva as banhas! :D)
3 limões Taiti médios (comece com dois, e vá aumentando para quantos limões quiser de acordo com o que você vai provando)
Raspas de limão (opcional)

Preparo:
Coloque o iogurte, leite condensado, creme de leite, as raspas e vá adicionando o suco dos limões aos poucos. Eu já fiz com liquidificador e Batedeira, fica bom nos nois, o detalhe é que se você optar por bater novamente depois da primeira congelada, a batedeira faz o trabalho muito bem, mas o liquidificador nem tanto. De preferência um limão por vez, para que possa testar o gosto. Como disse antes, a receita pedia apenas um, para mim foram necessários QUATRO. Bata tudo, no liquidificador deixa mais homogêneo, mas pode ser na mão mesmo com o fouet.
Se for na sorveteira: 20-30 minutos, deixei 20 minutos. Mas isso depende da marca da sua.

Se for no esquema congela e bate novamente, deixe a massa gelar por 4 horas, então bata na batedeira, volte a gelar, e bater. Faça até obter a textura desejada. Mas se tiver sem paciência, deixe gelar direito, só não garanto o resultado final, apesar de eu ter experimentado e ficado bom a primeira gelada..

Dica:
1) O congelar e bater novamente dá ao sorvete mais cremosidade, fica aerado quando você bate e retorna ao Freezer, mas você pode comer na primeira congelada, o que vai definir isso é seu gosto!

2) Eu tinha aberto no dia anterior uma lata de abacaxi em calda, piquei em pedaços irregulares e coloquei junto, dei uma mexida e levei ao congelador após a primeira batida depois de sair do freezer, mas se tivesse qualquer outra fruta ou a que no meu gosto ficasse bom com o limão, eu também teria colocado, como por exemplo: Hortelã, gengibre, amoras, pedaços de chocolate picados, côco em cubos, ahhh um dia fiz com lascas de Cupuaçu cristalizado, hummm comprei na Perini em Salvador, e a mistura do azedinho do limão com o azedinho do cupuaçu tbm azedinho hummmmm. Lembre-se, a cozinha também é um lugar onde deve-se usar a imaginação para que se tenha prazer em degustar!

Servindo:
Sirva no prato, um pouco do Coulis saído do forno, se você reservou um ou dois morangos naturais, faça fatias finas e decore o prato, o lado visual é um detalhe que também ajuda no resultado final, e, se tiver umas duas folhas de hortelã, coloque no prato também, o contraste do vermelho do morando e do verde do hortelã com seu aroma dão um toque de prazer sinestésico, você vai sentir o aroma do hortelã, e quando comer misturado as frutas cozidas na mistura com uns pedaçoes de morangos naturais e azedinhos, vai sentir a diferença de textura dos ingredientes, hummm, é uma delícia. acrescente o Sorvete, sirva imediatamente, e... hummm...

Sorevete:






Um comentário:

  1. hummmmmmm... parece muito bom, vou fazer um dia desses... bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário agora!